Entrar/Registar

Login

Esqueceu a password?

Crie Conta Aqui

Registar

CBR 1000F – A minha burra e eu

Muitos anos depois da minha última moto, comprei uma Honda CBR 1000F com quase 30 anos. Alguns amigos ficaram chocados. “- Porque é que não compraste uma scooter?” Outros ficaram decepcionados pela falta de RRRs (parece que há uma norma semelhante à dos bivalves em meses sem R). Que não é suficientemente radical. Ora essa, eu também não. Já sou avô há uma década, o peso pesa-me nos pulsos quando vou dobrado na moto e acho que os joelhos já não dobram o suficiente para algumas RRRRRs mais radicais. Mas ainda alço a perna e não quero nada com scooters, esses veículos que ocupam sempre faixa e meia e se metem à frente dos carros nos semáforos para arrancar depois aos esses a 3 Km/h, conduzidos por quem só teve moto depois de muitos anos de carros e não parece ter as cautelas suficientes.

Vou cair, eu sei. Já estive quase umas quinze vezes, nas três voltinhas que dei até agora. Uma curva fechada numa subida, na cidade, é um desafio como já não apanhava desde a quarta classe. O peso do bicho é assustador quando se pára, ainda mais quando se tem que parar de urgência. Isto não é como andar de bicicleta: desaprende-se. Mas reaprende-se, acho. Por isso conduzo como uma velhinha (com muito respeito às muitas velhinhas que lêem o Car Adviser) e lá vou eu a 40 aos sítios onde tenho que ir, sabendo que chego lá (espero eu) passando filas e sem dificuldades de estacionamento.

Aliás, o estacionamento foi um dos argumentos para comprar esta moto: é para ficar na rua, pesadona e velhota, já não atractiva para jovens delinquentes nem valiosa para amigos do alheio. Foi baratinha mas funciona e quando nos conhecermos melhor seremos amigos rapidamente, ou pelo menos amigos com rapidez.

Se me virem na minha burra (vamos à vossa frente a 10 à hora), tenham calma e paciência para com os velhotes. A minha burra e eu chegamo-nos para o lado, vão lá à vossa vida que a gente vai lá ter.

Miguel Monteiro

 

 

#thecaradviser

 

About the Author

Sou consultor automóvel e piloto de testes para muitos dos Ensaios TCA. Pelas minhas mãos já passaram muitas máquinas, por isso contacte-me. Estou cá para partilhar a minha experiência e confiança consigo.