Entrar/Registar

Login

Esqueceu a password?

Crie Conta Aqui

Registar

BMW Série 2 – GRANde e pequeno

BMW Série 2 – GRANde e pequeno

Estive uns dias ao volante do BMW 216d GRAN TOURER de 2015, mas no dia que o fui buscar, levava um ponto de interrogação enorme na cabeça. Será a BMW capaz de criar um utilitário sem perder o valor que normalmente associamos a todos os outros modelos da marca? 

Para que fique claro, na minha opinião os utilitários servem para satisfazer as necessidades de donas de casa que querem levar os filhos à escola ou ir às compras mas têm muito pouco de prazer de condução.

O Série 2 é grande mas parece pequeno, a frente é sem dúvida das mais bonitas do segmento e estende-se em linhas fluidas até à traseira ficando apenas como nota negativa a altura do tejadilho um pouco excessiva.

No interior a posição de condução é agradável, o ambiente é distinto onde se salienta o volante M que apesar de fantástico ao toque e à vista não está bem dimensionado para o tamanho dos manómetros acabando por tapar sempre uma parte da informação. À parte disto todos os comandos estão bem distribuídos pela consola e todos os detalhes revelam que foi pensado para ser o que é: um utilitário.

Repleto de extras que deixaram a minha mulher apaixonada o 2 revela ainda algumas fragilidades num sector onde a BMW não têm, ainda, muita experiência. Detalhes como a redução de visibilidade causada pela má colocação da janela triangular junto ao pilar do pára-brisas ou um espaço vazio entre os bancos traseiros e o forro da mala não chegam para comprometer o seu todo.

Apesar do preço, comprar um serie 2 como utilitário familiar continua a ser uma boa opção, a qualidade dos materiais, conforto e segurança não parecem ficar comprometidas com o passar do tempo, apesar do modelo ensaiado ter apenas 1 ano e pouquíssimos kms.

Se procura um BMW para juntar à “família”, mas novo ainda fica um pouco acima das suas possibilidades, então apesar de perfeito para si, este serie 2 já não pode ser seu pois foi vendido passados poucos dias do ensaio. Ainda assim pode sempre contactar a BMW ACF em Santarém ou seguir o nosso grupo de BMW usados no facebook.

Ficha técnica:

Motor

Cilindros/válvulas

3/4

Cilindrada em cm3

1.496

Curso/diâmetro em mm

90,0/84,0

Potência máxima em kW (cv)/rpm

85 (116)/4.000

Binário máximo (Nm)/rpm

270/1.750

Prestações

Velocidade máxima em km/h

192 [192]

Aceleração 0-100 km/h (s)

11,1 [10,9]

Peso

Tara EU em kg

1.495 [1.505]

Peso total permitido em kg

2.070 [2.090]

Carga útil em kg

600

Carga sobre eixos à frente/atrás em kg

1.030/1.045 [1.060/1.045]

Jantes

Dimensão dos pneus da frente

205/60 R16

Dimensão dos pneus traseiros

205/60 R16

Dimensão das jantes da frente

7 J x 16″, Liga leve

Dimensão das jantes traseiras

7 J x 16″, Liga leve

Consumo

EU/cidade (l/100 km)

4,7–4,5 [4,7–4,5]

EU/estrada (l/100 km)

3,8–3,6 [4,0–3,8]

Emissões de CO2 combinadas (g/km)

109–104 [112–106]

Capacidade do depósito (l) aprox.

51

 

#thecaradviser

About the Author

Sou consultor automóvel e piloto de testes para muitos dos Ensaios TCA. Pelas minhas mãos já passaram muitas máquinas, por isso contacte-me. Estou cá para partilhar a minha experiência e confiança consigo.